Policiais paraguaios estão sendo acusados de exigir dinheiro de sacoleiros e turistas brasileiros em Ciudad del Este, fronteira com Foz do Iguaçu (Oeste do Paraná), para não multá-los. A conduta ilegal estaria partindo da Polícia Municipal de Trânsito e da Polícia Nacional do Paraguai, corporações que atuam na região da Ponte da Amizade, via que liga os dois países.
A denúncia foi publicada na edição de quarta-feira no jornal ABC Color e confirmada por brasileiros consultados pela reportagem da Gazeta do Povo em Ciudad del Este. Jornalistas do periódico alegam estar recebendo inúmeras reclamações de brasileiros que passam pela ponte.
As principais vítimas dos achaques da polícia paraguaia são mototaxistas, sacoleiros e turistas, principalmente os que circulam com veículos de placas brasileiras. Eles reclamam que os policiais paraguaios encontram qualquer tipo de motivo para multá-los a fim de conseguir dinheiro cerca de R$ 10,00 a 70,00 - e suspender o registro. Segundo a legislação paraguaia, cabe aos policiais orientar os turistas quando eles estiverem em situação irregular e não multá-los. Segundo o diretor da Polícia Municipal de Trânsito de Ciudad del Este, Silvio Osmar Bogado, cerca de oito policiais e 10 fiscais de trânsito da prefeitura foram afastados nos últimos 45 dias em razão das denúncias. Ele recomenda aos brasileiros que registrem queixas contra os guardas na Polícia de Trânsito para que seja solicitado o afastamento.