Brasília vai ganhar a Praça da Soberania. O projeto foi apresentado na sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, pelo arquiteto Oscar Niemeyer ao governador José Roberto Arruda. A praça será construída na Esplanada dos Ministérios, na frente da Rodoviária do Plano Piloto, entre o Teatro Nacional e o Complexo Cultural da República.
Embaixo da praça haverá um estacionamento subterrâneo para 3 mil carros, com acesso direto nos dois lados do Eixo Monumental. Para Oscar Niemeyer, a construção é ousada, mas não altera em nada o projeto original do Plano Piloto.
A Praça da Soberania terá um prédio baixo, em curva. Será construído um memorial dos presidentes da República. Na frente, haverá um grande monumento, em formato de triângulo, de 100 metros de altura, que vai apontar para o Congresso Nacional.
O monumento vai ter a mesma altura do mastro da bandeira, que fica na Praça dos Três Poderes. Nas palavras de Oscar Niemeyer, é para causar perplexidade em quem vê.
O projeto básico não está totalmente pronto, mas a idéia é que a obra seja concluída até abril de 2010, quando Brasília completa 50 anos. Ainda não se sabe quanto vai custar a obra, mas o governo do Distrito Federal informou que negociará uma ajuda do governo federal.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora