Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PL 504/2020

Alesp vota projeto de lei que proíbe ideologia de gênero em propagandas com crianças

Alesp vota projeto de lei que proíbe ideologia de gênero em propagandas
Deputada estadual Marta Costa, autora do Projeto de lei 504/2020 (Foto: Reprodução Facebook)

Ouça este conteúdo

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) deve votar na próxima semana o projeto de lei (PL) 504/2020, que proíbe no estado publicidade em veículos de comunicação e demais mídias que contenha alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças. O PL estava previsto para ser votado nesta quinta-feira (22), mas não entrou na pauta da Alesp. A nova estimativa é de que isso ocorra na próxima terça-feira (27).

A deputada estadual Marta Costa, autora da proposta, destaca que “o uso indiscriminado desse tipo de divulgação traria real desconforto emocional a inúmeras famílias, além de estabelecer prática não adequada a crianças que ainda, sequer possuem, em razão da questão de aprimoramento da leitura (5 a 10 anos), capacidade de discernimento de tais questões”.

Em publicação nas redes socais, a parlamentar afirma que o projeto de lei sobre ideologia de gênero conta com o apoio da deputada Janaina Paschoal (PSL) e da Frente Parlamentar Evangélica. Na segunda-feira (19), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, conduzida pela deputada Erica Malunguinho (PSOL), organizou, junto a movimentos sociais, uma ação contrária ao PL 504 no centro da capital paulista.

Na terça-feira (20), a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) divulgou uma nota na qual afirma que a proposta em questão seria inconstitucional. “É atribuição da União dispor sobre temáticas da comunicação social. A publicidade reflete a sociedade e o PL abre precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão e aos direitos da comunidade LGBTQIA+”, cita o comunicado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.