Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Julgamento virtual

Alexandre de Moraes se declara impedido para votar sobre habeas corpus de Allan dos Santos

Alexandre de Moraes
Julgamento virtual do habeas corpus de Allan dos Santos segue até 6 de maio (Foto: Nelson Jr./SCO/STF )

Ouça este conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarou impedido para votar sobre o habeas corpus que pede a revogação da prisão do jornalista Allan dos Santos. A manifestação de Moraes foi dada no julgamento virtual sobre o HC. Em outubro de 2021, foi uma decisão do próprio Moraes que determinou a prisão preventiva do jornalista. À época, ele também aplicou uma série de medidas cautelares contra Santos, como bloqueio de contas bancárias e suspensão de todas as contas nas redes sociais.

O julgamento virtual do habeas corpus teve início na última sexta-feira (29) e segue até 6 de maio. O primeiro voto foi de Edson Fachin, relator do caso, que votou contra o agravo regimental apresentado pela defesa do jornalista. Ao negar o pedido, Fachin reivindicou a Súmula 606, do STF, que diz que “Não cabe habeas corpus originário para o Tribunal Pleno de decisão de Turma, ou do Plenário, proferida em habeas corpus ou no respectivo recurso”.

Os ministros Gilmar Mendes e Cármen Lúcia também já votaram e acompanharam o relator. Com isso, três ministros do STF já se posicionaram contra o habeas corpus. Outros sete ministros ainda irão se manifestar sobre a questão nesse julgamento virtual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.