Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Qualidade de ensino

Audiência pública no STF vai discutir critério para abertura de cursos de medicina

abusos do STF
Fachada da sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

Ouça este conteúdo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou uma audiência pública, no dia 17 de outubro, para debater a exigência de chamamento público para criação de novos cursos de medicina. A medida está prevista na lei que criou o Programa Mais Médicos para tentar barrar a abertura de graduações de baixa qualidade.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O assunto faz parte da discussão da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81 que quer tornar mais rigorosa a análise das condições necessárias para abertura de cursos de medicina. E também da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7187 que busca a não exigência de chamamento público, afrouxando a exigência para criação de novos cursos.

Mendes é o relator das duas ações. A ADC 81 foi ajuizada pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP). A ANUP alega que algumas decisões judiciais estão obrigando o MEC a receber, processar e avaliar autorização de novos cursos de medicina sem chamamento público. Com isso, dentre os principais motivos apresentados estão o zelo pela qualidade da formação médica e pela melhor distribuição dos médicos no território brasileiro. Já a ADI 7187 foi ajuizada pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). A entidade afirma que o chamamento público tem favorecido grupos educacionais e violado a autonomia universitária, livre iniciativa e livre concorrência.

As entidades convidadas e interessados em participar da audiência deverão se inscrever até o dia 3 de outubro pelo e-mail ADC81audiencia@stf.jus.br, com indicação dos representantes e dos pontos que planeja debater. A relação dos inscritos habilitados estará no portal do STF a partir do dia 10 de outubro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.