Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lei sancionada pelo presidente

Canis públicos não poderão mais fazer eutanásia em animais saudáveis

De acordo com nova lei, apenas animais doentes poderão passar por eutanásia. (Foto: Anoir Chafik/ Unsplash)

Ouça este conteúdo

Uma lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro vai impedir que centros de zoonoses e canis públicos façam eutanásia de cães e gatos saudáveis. A intenção é estimular a adoção dos animais. A Lei foi sancionada nesta quarta-feira (20) e publicada hoje (21) no Diário Oficial da União, e passará a valer em 120 dias.

O texto da Lei 14.228/21 determina que apenas animais com doença grave ou “enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais”, poderão ser mortos. Para isso, será necessário antes a apresentação de laudo técnico e exames laboratoriais comprovando a condição.

Ainda segundo o texto, animais com doenças graves, não infectocontagiosas, poderão ser disponibilizados para resgate de entidades de proteção animal. Os grupos de proteção também terão acesso aos documentos que comprovam a necessidade de eutanásia nos animais. O texto que deu origem ao projeto foi aprovado pelo Senado em 2019, e em setembro deste ano foi aprovado na Câmara dos Deputados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.