Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça do RJ

CBF responde questionamentos judiciais sobre ausência da camisa 24 na seleção brasileira

CBF responde questionamentos judiciais sobre ausência da camiseta 24 na seleção brasileira
Entidade máxima do futebol brasileiro afirma que numeração das camisas se dá por motivos desportivos e por escolha dos atletas (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Ouça este conteúdo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) respondeu aos questionamentos feitos pela Justiça do Rio de Janeiro sobre a ausência do número 24 nas camisas da seleção brasileira na Copa América. A decisão faz parte de uma ação movida pelo grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, que alega que o fato de a numeração da seleção do país pular o número trata-se de uma “ofensa à comunidade LGBT” e a uma “atitude homofóbica”.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

De acordo com a entidade, os 23 jogadores inicialmente convocados para a competição utilizam numeração sequencial em suas camisas, do 1 ao 23. Mesmo com a regulamentação posterior, que permitiu a inscrição de novos atletas devido ao risco de perda temporária de jogadores em decorrência de contaminações por Covid-19, a comissão técnica optou por convocar apenas mais um atleta – o meio-campo Douglas Luiz, que receberia automaticamente a camisa número 24. A opção por pular a numeração se deve, de acordo com a CBF, à posição do jogador (meio-campo) e à mera liberalidade do jogador, que optou pelo número 25.

“(...) para esse jogador, em razão de sua posição (meio-campo) e por mera liberalidade, optou-se pelo número 25. Como poderia ter sido 24, 26, 27 ou 28, a depender da posição desportiva do jogador convocado: em regra, numeração mais baixa para os defensores, mediana para volantes e meio-campo, e mais alta para os atacantes”, citou a CBF em resposta aos questionamentos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.