Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Plantação em chácara

Cheiro de maconha permite entrada de policiais em imóvel, diz Justiça

Projeto sobre cultivo da maconha
Policiais podem entrar em imóveis, mesmo sem mandato de busca, quando há indícios perceptíveis de presença de drogas. (Foto: NickyPe/Pixabay)

Ouça este conteúdo

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou entendimento de que policiais podem entrar em imóveis, mesmo sem mandado de busca, quando há indícios perceptíveis de presença de drogas. A decisão aconteceu em julgamento de um pedido de habeas corpus de um homem acusado de tráfico de drogas.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Conforme o processo, após uma denúncia anônima sobre existência de uma plantação de maconha em uma chácara, policiais foram até o local. Ainda do lado de fora, eles perceberam cheiro da droga e puderam ver as plantas. Após falarem com um caseiro do local, que permitiu a entrada, os policiais acabaram apreendendo plantas de maconha e outros itens para plantio.

A defesa do acusado alegou que a entrada dos policiais foi ilegal porque não houve diligência prévia. Também a autorização para a entrada do imóvel teria sido feita por pessoa que não tinha poder para fazer isso. Mas para os ministros do STJ, a jurisprudência permite a entrada de policiais mesmo sem mandado em algumas situações especificas.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, relator do caso, lembrou que quando existe crime, feita a denúncia anônima e realizada averiguação preliminar, é possível ingressar em domicilio alheio mesmo sem mandado judicial. Ele ressaltou que o fato de os policiais terem sentido cheiro da maconha e visto as plantas já do lado de fora da propriedade, corrobora a tese da legalidade do ato. Assim, o pedido de habeas corpus foi negado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.