Durante audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, realizada nesta sexta-feira (21), representantes de entidades científicas pediram a liberação dos recursos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Devido ao corte de recursos federais, o orçamento do FNDCT foi contingenciado em 91%.
Nesta semana, o governo federal encaminhou ao Congresso o PLN 6/21, para repor R$ 415 milhões do FNDCT. Esse valor seria voltado para o financiamento de testes clínicos de vacinas nacionais contra a Covid-19. Outro projeto encaminhado pelo governo à Casa Civil prevê um crédito suplementar de R$ 1,8 bilhão para recompor os recursos do FNCT.
Para o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, que participou da reunião na comissão, os valores não são suficientes. Ele acusou o governo de utilizar uma estratégia de atrasar a liberação dos recursos para evitar que sejam gastos. "Queremos recursos não-reembolsáveis", cobrou.