Nas redes sociais, o ministro da Justiça Flávio Dino afirmou que o comentário foi agressivo, preconceituoso e criminoso.
Nas redes sociais, o ministro da Justiça Flávio Dino afirmou que o comentário foi agressivo, preconceituoso e criminoso.| Foto: Valter Campanato / Agência Brasil.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), pediu uma retratação pública após ser chamado de “comunista obeso” durante a apresentação do programa “Boa tarde Brasil” da Rádio Guaíba, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (17). Nas redes sociais, o ministro afirmou que o comentário foi agressivo, preconceituoso e criminoso.

“Soube que em uma rádio do RS se dedicaram a comentários agressivos, preconceituosos e criminosos contra mim. Espero retratação. De todo modo, adianto que não invejo a esqualidez de pessoas que precisam de Código Penal, Código de Ética e um espelho”, escreveu Dino em suas redes sociais.

A publicação do ministro foi uma resposta a uma declaração do advogado Luiz Antônio Beck, que participava do programa na rádio, quando afirmou que Dino era “de uma hipocrisia total” durante o debate sobre a possibilidade do irmão do ministro, Nicolau Dino, ser escolhido para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Nada contra os obesos, mas ele (Dino) é uma pessoa obesa. E um comunista obeso é uma coisa. Poderiam comer três ou quatro famílias com aquilo que ele come diariamente”, afirmou o comentarista.

Na edição do programa de quarta-feira (18) o apresentador Júlio Ribeiro se desculpou em nome da rádio Guaíba e sua direção pelas declarações do comentarista.

"Quero pedir desculpas ao ministro da Justiça, Flávio Dino, pelo comentário. O ministro se sentiu ofendido e nós estamos aqui pedindo desculpas, não apenas ao ministro e aos seus familiares, pedindo especialmente aos nossos ouvintes", declarou Ribeiro, enfatizando que, apesar do pedido, não abrirá mão de continuar fazendo críticas ao ministro.

“O comentário não foi legal”, reconheceu. Beck também pediu desculpas pela declaração. “Torço para que ele faça uma excelente gestão”, disse.