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O Departamento de Educação no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, acabou com a possibilidade de alunos de ensino fundamental adiantarem conhecimentos de matemática acima da série em que estão matriculados. A decisão faz parte do programa de equidade escolar adotada pelo órgão e tem sido criticado por pais que temem a possibilidade dos melhores alunos serem penalizados em nome da equidade.
As mudanças também foram criticadas por Ian Serotkin, membro do conselho escolar do condado de Loudoun, em mensagem em seu perfil no Facebook. "Minha primeira reação a isso foi que parecia absolutamente um absurdo, a medida estabelece uma quantidade mínima de cursos superiores de matemática que os alunos poderão fazer. Minha segunda reação foi me perguntar quais empresas de aprendizado de matemática (Kaplan, Mathnasium, etc.) são negociadas publicamente, porque prevejo suas ações em alta", escreveu.
À Fox News, os responsáveis pela mudança disseram que os cursos vão oferecer tudo o que aqueles alunos necessitam para sua idade escolar. Em seu site, o Departamento de Educação declara que os objetivos da medida são: "atingir a equidade nas oportunidades de aprendizagem da matemática", "empoderar os alunos a serem participantes ativos em um mundo quantitativo" e "identificar os caminhos da matemática do ensino fundamental e médio que sejam capazes de oferecero sucesso futuro."