Um estudo recém publicado pela FGV Social sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na educação brasileira aponta que a taxa de evasão escolar de crianças em fase de alfabetização chegou a ter aumento de quase quatro vezes no fim de 2020, obtendo uma pequena recuperação no ano seguinte.
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“Há aumento da taxa de
evasão escolar na faixa de 5 a 9 anos de 1,41%
para 5,51% entre os últimos trimestres de 2019 e 2020. Voltamos neste ápice da
evasão do Covid-19 aos níveis de 14 anos antes. No 3º trimestre de 2021, a taxa
de evasão volta a 4,25%, ainda cerca de 128% mais alta do que o observado no
mesmo trimestre de 2019”, cita relatório da pesquisa. “Há tendência diversa da
evasão escolar na pandemia entre faixas etárias. Os mais novos saíram mais da
escola e retornaram menos aos bancos escolares”, prossegue.
O estudo também aponta que as crianças brasileiras tiveram redução no tempo diário de estudo, sendo este impacto mais significativo naquelas que figuram entre as classes econômicas mais baixas. Enquanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD) determina carga horária mínima de quatro horas diárias em cinco dias por semana, a média de horas diárias dedicadas aos estudos foi de 2h23 para a faixa etária dos 6 aos 15 anos; quatro estados, no entanto, obtiveram tempo médio inferior a duas horas diárias.
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