Ouça este conteúdo
Militares do Exército desmontaram nesta quinta-feira (5) parte da estrutura montada no acampamento de manifestantes instalado em frente ao Quartel-General em Brasília. Aproximadamente 100 pessoas permaneciam acampadas no local. Os militares retiraram duas caixas d’água e ainda impediram que um caminhão pipa chegasse até o alojamento. Nos últimos dias já havia um movimento para a retirada do acampamento. Recentemente o Exército e o governo do Distrito Federal chegaram a suspender uma dessas ações após a reação dos manifestantes.
Durante a operação, integrantes do acampamento no QG reagiram para impedir a remoção das estruturas, xingando os integrantes do governo do DF. Algumas barracas chegaram a ser removidas, mas a operação foi interrompida para evitar confrontos com os manifestantes.
Na ocasião, o Exército confirmou que o Comando Militar do Planalto estava trabalhando junto com o governo do Distrito Federal para “a retirada de estruturas em desuso no acampamento de manifestantes no Setor Militar Urbano (SMU)”, mas que a atividade “foi suspensa no intuito de manter a ordem e a segurança de todos os envolvidos”. O novo ministro da Justiça, Flávio Dino, chegou a falar sobre a retirada compulsória desse grupo.