O Brasil apresentou queda de 6,5% no número de mortes violentas intencionais (homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais) em 2021. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e foram divulgados nesta terça-feira (28).
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Ao todo, foram registradas aproximadamente 47,5 mil mortes violentas no ano passado, contra 50 mil em 2020 – o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que coordena o levantamento anual, calcula o indicadores de homicídios com base na taxa de variação anual e não nos números absolutos. Com isso, o dado representa o menor patamar no país desde 2011, ano em que foram somadas 47,2 mil ocorrências violentas.
Segundo o levantamento, a região Norte foi a única que registrou aumento nos homicídios, com 7,9% de acréscimo. Entre as demais regiões, a maior redução ocorreu no Centro-oeste (-13,5%), seguido de Nordeste e Sudeste (ambas com -7,9%) e Sul (-7,4%).
Em fevereiro, o Monitor da Violência apresentou dados semelhantes, com 7% de redução nos homicídios. Os números, entretanto, não somavam mortes ocorridas por intervenções policiais. Quanto à vitimização de agentes policiais, o estudo mensurou redução de 12% frente a 2020 – no ano passado foram mortos 190 policiais brasileiros de diferentes corporações.