Ouça este conteúdo
Depois de ser impedida de se matricular no curso de Engenharia Civil da Universidade de São Paulo (USP) por não ter certificado de conclusão do Ensino Médio, Elisa de Oliveira Flemer, de 17 anos, vai conhecer o Vale do Silício, na Califórnia (EUA). A jovem recebeu uma bolsa da StartSe University, para um período de imersão na universidade com duração de uma semana. O anúncio foi feito pelo CEO e fundador da StartSe, Junior Borneli nas redes sociais.
O CEO explicou que a decisão de destinar a bolsa para a estudante foi uma forma de valorizar o empenho e iniciativa da jovem em aprender. Segundo ele, não são os diplomas que definem nossas habilidades, mas sim o conhecimento adquirido. “A atitude de Elisa deveria ser aplaudida e não punida. Vivemos uma era de grandes transformações e o modelo educacional atual não evoluiu na mesma velocidade”, disse o CEO.
Elisa deixou de frequentar a escola em 2018, passando a estudar em casa (homeschooling). Os estudos deram bom resultado, tanto que ela foi aprovada por meio de sua nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para o curso de Engenharia da USP, um dos mais concorridos do país. Mas por não ter o certificado de conclusão de curso, ela acabou impedida de se matricular.