Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio de Janeiro

Justiça determina que Twitter reative conta do escritor Flávio Gordon

Justiça determina que Twitter reative conta do escritor conservador Flávio Gordon
Perfil do escritor está bloqueado pela plataforma desde 18 de janeiro (Foto: Instituto Borborema)

Ouça este conteúdo

O juiz André Ricardo Laurino de Oliveira Pereira, do 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, determinou que o Twitter reative a conta do escritor conservador Flávio Gordon, bloqueada em 18 de janeiro deste ano. Ao bloquear o perfil, que na época somava 113 mil seguidores, a rede social alegou violação de seus Termos e Condições de Uso.

À Justiça, Gordon, que é doutor em antropologia social, alegou que a remoção da conta fere a liberdade de expressão e a livre manifestação do pensamento previstos na Constituição Federal, no Tratado Internacional denominado Pacto de São José da Costa Rica e no Marco Civil da Internet.

Em sua decisão, o magistrado afirmou que o Twitter não apresentou provas de que o bloqueio da conta tenha decorrido do desrespeito às regras da empresa e não apresentou quais tuítes em específico teriam violado as regras.

“Ressalte-se, também, que o Marco Civil da Internet instituiu a vedação à censura, e a liberdade de expressão como epicentros axiológicos da disciplina do uso da internet e como condição para o pleno exercício do direito de acesso da internet, constituindo violação a esses direitos constitucionais tornar indisponível um conteúdo publicado por terceiro sem a efetiva comprovação de ilicitude digna de reprovação jurídica”, disse o juiz.

A rede social também foi condenada a pagar R$8 mil como indenização por danos morais a Flávio Gordon. Cabe recurso à decisão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.