Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rede pública

Justiça determina volta às aulas em cidade no interior de São Paulo

Cidade do interior de São Paulo terá de retomar aulas presenciais. (Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná)

Ouça este conteúdo

A 3ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Assis (SP), determinou que a prefeitura retome as atividades presenciais na rede pública de ensino sob pena de multa diária de R$ 20 mil. A decisão veio após ação movida pelo Ministério Público contra a decisão da administração municipal de condicionar a retomada das aulas à vacinação de todos os profissionais de educação.

O juiz Arnaldo Luiz Zasso Valderrama, responsável pela decisão, considerou que a exigência municipal equivocada, uma vez que as aulas em escolas privadas e universidades já foram retomadas. Para o magistrado, o direito a uma educação de qualidade não exclui necessariamente o direito à saúde dos professores e servidores da rede pública de educação, mas a educação não pode ser penalizada.

"A escola possui a função essencial de desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos, habilidades essenciais para o indivíduo como ler, escrever, fazer contas e raciocinar, estimular o gosto pelo aprendizado e fornecer o conhecimento necessário para um dia ingressar no mercado do trabalho", escreveu na decisão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.