Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dependente financeira da avó

Justiça garante direito de neta deficiente de usar plano de saúde de avó falecida

Justiça garante direito de neta deficiente de usar plano de saúde de avó falecida. (Foto: Tingey Firm/Unsplash)

Ouça este conteúdo

Uma decisão da Justiça de Goiás garantiu que uma adolescente com deficiência tenha direito à pensão por morte de sua avó, que era responsável por seu suporte familiar e financeiro. Com a titularidade, a neta, que possui estado crítico de saúde, poderá manter o plano de saúde que usufruía como dependente da avó. A ação foi aberta pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

De acordo com o processo, após o falecimento da avó, em dezembro de 2020, a menina perderia o acesso ao plano de saúde. Isso prejudicaria o fornecimento de assistência médica domiciliar (home care) e multiprofissional do qual a neta, de 13 anos, necessita e o qual a sua família não tem condições de custear. A menina possui paralisia cerebral, microcefalia e utiliza sonda nasogástrica, razão pela qual necessita de acompanhamento domiciliar por fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, além de procedimentos como bomba de infusão e cirurgias.

Na decisão, o juiz Gustavo Dalul Faria, da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, entendeu que a menina era dependente da idosa, e por isso podia solicitar a pensão e a manutenção do plano de saúde.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.