Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde pública

Justiça manda indenizar família de mulher que morreu esperando vaga de UTI

Justiça manda indenizar família de mulher que morreu esperando vaga de UTI. Imagem ilustrativa. (Foto: Hush Naidoo/Unsplash)

Ouça este conteúdo

A Justiça paulista decidiu condenar o município de São Paulo a pagar R$ 500 mil de indenização por danos morais à família de uma mulher que morreu esperando por uma vaga de UTI. Pela decisão da 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paul (TJ-SP), o pagamento deverá ser feito à filha e à irmã da mulher.

A mulher teria buscado atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Paulo, onde a equipe médica constatou a gravidade do caso e solicitou transferência da paciente para um hospital com UTI especializada em cardiologia. Após várias negativas do sistema de regulação de leitos, a paciente acabou transferida para um hospital sem vaga de UTI. A mulher ficou internada em enfermaria e acabou falecendo.

No entender dos desembargadores do TJ-SP, era responsabilidade do município prover a paciente do atendimento especializado necessário ao seu tratamento. “Se [...] o serviço público não prestou os cuidados hospitaleiros tidos por necessários a evitar o resultado letal que se prognosticava e efetivou-se, é de imputar-lhe a culpa correspondente por essa desatenção”, escreveu o relator do caso, desembargador Ricardo Dip. A decisão foi por unanimidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.