Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ideologia de Gênero

Lei americana quer obrigar fotógrafo a registrar uniões homoafetivas

Lei americana quer obrigar fotógrafo a registrar uniões homoafetivas (Foto: Sharon McCutcheon/Unsplash)

Ouça este conteúdo

O fotógrafo de casamentos Bob Updegrove, morador do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, está lutando na justiça americana contra uma lei estadual que o obriga a aceitar trabalhos encomendados por clientes do mesmo sexo. Na ação, o fotógrafo pede que seu direito à liberdade de expressão e livre exercício de profissão sejam garantidos.

Segundo ele, seus direitos estariam sendo violados após a aprovação do Virginia Values ​​Act, sancionada em 2020, que determina uma série de medidas supostamente contra a discriminação de gênero. De acordo com a lei, Updegrove, que é cristão, não pode deixar de fazer fotos de uniões homoafetivas, caso alguém o contrate.

A mesma legislação também impede que ele explique publicamente, no site de seu próprio estúdio, as razões religiosas pelas quais ele só celebra cerimônias de casamento entre um homem e uma mulher. Para o Virginia Values ​​Act, tais ações seriam “discriminatórias”, e poderiam sujeitar o fotógrafo a multas de US$ 50 mil a US$ 100 mil por violação.

O primeiro pedido de Bob Updegrove foi negado pela justiça americana. Agora, com o apoio da Alliance Defending Freedom, entidade americana que defende direitos fundamentais, ele vai recorrer ao Tribunal de Apelações do EUA. Ainda não há prazo para uma decisão final.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.