O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (13) que os Poderes da República precisam encontrar um "caminho do meio" ao tratar da liberdade de expressão. A declaração foi feita durante um evento promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
"A sociedade brasileira espera que os administradores, os representantes eleitos e os magistrados deste País consigam encontrar, o quanto antes, uma forma de equilibrar o fenômeno das redes sociais, da democracia e da liberdade de expressão, para que possamos avançar com tranquilidade no caminho da estabilidade política e do progresso social e econômico que dela decorre", disse.
De acordo com Lira, as redes sociais são veículos da liberdade de expressão e da democracia, mas as manifestações podem ser facilmente restringidas, mesmo de jornalista ou parlamentares, “com um mero clique”. Somente com equilíbrio, segundo ele, pode-se encontrar uma fórmula que preserve os dois direitos. “Não podemos abrir mão de um deles sob pena de perdermos o outro e, com isso, mergulharmos no turbilhão imprevisível da instabilidade social”, afirmou Lira.
O evento da FGV contou com a presença de várias autoridades, parlamentares, como o relator do PL das Fake News, Orlando Silva (PCdoB-SP), além de representantes das redes sociais, e os ministros do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.