Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dialeto não binário

Mato Grosso do Sul proíbe linguagem neutra nas escolas do estado

Mato Grosso do Sul proíbe uso de linguagem neutra nas escolas do estado
Governador Reinaldo Azambuja sancionou lei que estabelece a obrigatoriedade do uso da norma culta da língua portuguesa nas escolas do estado (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad)

Ouça este conteúdo

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), sancionou uma lei que veda o uso da chamada “linguagem neutra” no ambiente escolar, nos documentos oficiais e na confecção de materiais didáticos.

O projeto de lei 5.820, que deu origem à lei, estabelece que é obrigatória a utilização da norma culta da língua portuguesa nos instrumentos de aprendizagem utilizados em todo o ambiente escolar “como forma de padronização do idioma oficial do país”. A proposta, de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) havia sido aprovado na Assembleia Legislativa por 14 votos a 1. A lei já está em vigor no estado.

A linguagem neutra (chamada também de linguagem não binária) atende à demanda de ativistas pela neutralização da língua. Defensores da mudança pedem o fim do binarismo do idioma português, isto é, a existência de somente dois gêneros: feminino e masculino. Para isso, propõem a criação de novas palavras, como “todes”, “menine”, “elu” e “elx”.

A medida, que teria como objetivo incluir pessoas que se autodeclaram não binárias, ou seja, que não se reconhecem nem como mulher nem como homem, é alvo de críticas por parte de linguistas e professores da língua.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.