Parceria entre governo federal e UnB vai capacitar profissionais que atuam na proteção de crianças.
Parceria entre governo federal e UnB vai capacitar profissionais que atuam na proteção de crianças.| Foto: Divulgação/UnB

Estão abertas - até o dia 6 de junho - as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, da Universidade de Brasília (UnB). Ao todo, estão sendo ofertadas 57 vagas, sendo que 30 são destinadas a profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). O edital e outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página da UnB.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Para as vagas exclusivas aos integrantes do SGDCA, os candidatos precisam também apresentar à Comissão de Seleção documento comprovando a atuação em um dos órgãos do SGDCA. O processo de seleção conta com quatro fases classificatórias. A primeira delas prevê a avaliação do pré-projeto de pesquisa. Se o candidato for classificado, haverá avaliação do Currículo Lattes. Passando por esta etapa, há uma entrevista eliminatória. Por último, os candidatos ainda serão avaliados em prova de língua estrangeira.

A capacitação faz de investimentos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (ENDICA). A iniciativa é da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) é uma parceria com a Escola Nacional de Socioeducação (ENS), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a UnB.