O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, mandou desbloquear as redes sociais da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Os perfis estavam bloqueados desde novembro do ano passado. A decisão do ministro é da última quarta-feira (1º), mas só foi divulgada nesta segunda (6).
No documento, Moraes afirmou que "houve a cessação de divulgação de conteúdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral, a fim de possibilitar que os envolvidos possam retornar a utilizar suas redes sociais dentro do mais absoluto respeito à Constituição Federal e a Legislação, com observância do já citado binômio liberdade – responsabilidade".
Segundo o despacho, Zambelli poderá reativar suas contas no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Telegram, TikTok, Gettr, Whatsapp e Linkedin. O magistrado determinou multa diária de R$ 20 mil, caso Zambelli divulgue conteúdos já bloqueados ou "outras mensagens instigadoras ou incentivadoras de golpe militar, atentatórias à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito".