Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fundação Palmares

MPT quer afastar Camargo da Palmares e entra com ação por assédio moral e perseguição ideológica

MPT pediu afastamento de Sérgio Camargo da Fundação Palmares
MPT pediu afastamento de Sérgio Camargo da Fundação Palmares (Foto: Fundação Palmares)

Ouça este conteúdo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) pediu à Justiça do Trabalho que Sérgio Camargo seja afastado da presidência da Fundação Palmares. As acusações contra ele feitas pelo MPT são de assédio moral, perseguição político-ideológica e discriminação. A ação foi protocolada na sexta-feira (27) e foi noticiada pelo Fantástico no domingo (29).

Em nota publicada no site do MPT nesta segunda-feira (30), o órgão informou que as investigações duraram um ano e que 16 pessoas foram ouvidas - entre servidores concursados, ex-funcionários, comissionados e terceirizados da Palmares - para embasar a ação civil pública impetrada na 21ª Vara do Trabalho de Brasília. Nas palavras do MPT, Camargo perseguia aqueles que considerava “esquerdistas” e promovia um “clima de terror psicológico” na Fundação Palmares.

Além do afastamento de Camargo, o MPT pediu a condenação de Camargo - e solidariamente da Fundação Palmares - por danos morais coletivos, com uma indenização de R$ 200 mil.

Após a veiculação da matéria, Camargo fez uma série de postagens nas redes em que criticou a reportagem, a esquerda e o movimento negro. “Inexiste assédio moral na minha gestão”, disse ele em uma postagem feita nas redes sociais. Ele também questionou a destinação que será dada à indenização - em caso de uma eventual condenação na ação civil pública.

O presidente da Palmares afirmou também que o “MPT não tem autoridade para investigar servidores ou pessoas em cargos comissionados, pois somos regidos pelo estatuto, não pela CLT. As acusações partiram de militantes vitimistas e traíras. Há duas cartas públicas em minha defesa assinadas por todos os servidores da Palmares!”. As cartas, porém, não foram publicadas nas redes em que as postagens foram feitas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.