Professores e educadores podem contar com uma nova plataforma online para planejamento e execução de atividades de alfabetização. O Sistema Online de Recursos para a Alfabetização (SORA), é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Inicialmente, a ferramenta oferece 88 recursos pedagógicos, sendo 50 atividades de alfabetização e 38 estratégias pedagógicas, além de um módulo par planejamento de aulas. Todos os recursos estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular.
>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Segundo MEC, a intenção é que em breve outros recursos estejam disponíveis, tais como estratégias e atividades para o ensino de Matemática, avaliações formativas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, alinhados ao Sistema de Educação Básica (Seab) e aos testes internacionais - PIRLS, que mede o progresso do aluno em leitura, e o Timms, que avalia a aprendizagem em ciência e matemática.
Futuramente, o sistema também deve permitir que o próprio professor insira suas próprias estratégias e atividades. “É uma plataforma completamente baseado em evidências científicas. Desse modo, representa a democratização de ganhos de qualidade, eficácia e agilidade para os professores da alfabetização”, ressaltou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante o lançamento da plataforma, nesta sexta-feira (2).