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Serão necessários 11 anos para "recuperar" a aprendizagem perdida em Matemática com o fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas paulistas. A conclusão é de um estudo feito pela secretaria estadual de educação de São Paulo em parceria com Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), ligado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo envolveu a aplicação de provas de Português e Matemática a 21 mil alunos da rede estadual de ensino, segundo o jornal Estado de S. Paulo.
De acordo com o estudo, alunos do 5º ano da rede estadual perderam habilidades que já haviam adquirido. Comparativamente, um aluno de 10 anos de idade tem desempenho pior hoje do que quando estava com 8 anos. Isso significa que os estudantes conseguem resolver apenas problemas de adição e subtração e não sabem fazer multiplicações ou divisões.
Também houve perdas de aprendizagem entre alunos mais velhos, mas em escala menor. Uma das hipóteses é de que os mais velhos têm mais autonomia para estudar em casa. Já entre os mais novos, o fechamento das escolas tem impacto ainda maior na aprendizagem.
As escolas estaduais em São Paulo foram fechadas em março do ano passado e só começaram a ser reabertas em setembro para atividades de reforço. Em 2021, as aulas presenciais começaram em fevereiro, mas um mês depois foram suspensas novamente. O novo retorno ocorreu no dia 14 de abril e enfrenta resistência de professores.