Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Instituto Alfa e Beto

Pesquisa confirma que alunos com fluência de leitura têm melhor compreensão

Imagem Ilustrativa (Foto: Pixabay )

Ouça este conteúdo

Um estudo feito pela equipe de pesquisadores do Instituto Alfa e Beto (IAB) confirmou que quanto maior é a fluência de leitura, melhor é a compreensão do que se lê. Os estudantes do 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental que leem mais palavras por minuto e com maior quantidade de acertos tiram melhores notas em tarefas de compreensão. Os dados da pesquisa foram publicados na revista científica “Cadernos de Linguística”, da Associação Brasileira de Linguística.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O IAB considera três indicadores para medir a fluência de leitura: velocidade, precisão e prosódia. O indicador de rapidez, que contabiliza palavras lidas por minuto (ppm), tem diferentes escalas, a depender da série e idade do leitor. No final do primeiro ano do ensino fundamental, o ideal é conseguir ler 80 palavras por minuto. Já no fim do quinto ano, espera-se que o estudante leia até 140 palavras por minuto. No 9º ano do ensino fundamental, o ideal é 180 palavras por minuto, a mesma quantidade para adultos.

Apesar da importância do tema e de ser prática consolidada em outros países, alguns educadores brasileiros, principalmente da linha construtivista, ainda desprezam o treino e os testes de fluência no Brasil. Por outro lado, as escolas que os adotam, como as escolas de alta qualidade na educação de Sobral (CE), alcançam níveis avançados de alfabetização.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.