Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Requerimento

Petistas querem mudar nome da Câmara dos Deputados para combater “machismo estrutural”

Parlamentares do PT querem mudar nome da Câmara dos Deputados para combater “machismo estrutural”
Parlamentares do PT querem mudar nome da Câmara dos Deputados para combater “machismo estrutural” (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

As deputadas federais Gleisi Hoffmann (PR) e Erika Kokay (DF), ambas do PT, apresentaram um requerimento para que a Câmara dos Deputados tenha o nome alterado para Câmara Federal. Segundo elas, a alteração tem como objetivo combater o que elas denominam de “machismo estrutural”.

“Não há outra razão, a não ser o machismo estrutural, que justifique que, em pleno Século 21, a Câmara ainda seja conhecida como Câmara dos Deputados, a despeito de as mulheres representarem a maioria da população brasileira e do enorme esforço da justiça eleitoral brasileira e,até mesmo, dos organismos internacionais e dos tratados firmados pelo país em prol da inclusão da mulher”, argumentam as deputadas no requerimento.

O requerimento 1213/2021 tramita desde segunda-feira (07) e as parlamentares almejam que seja incorporado ao parecer da Proposta de Emenda à Constituição n° 125, de 2011, sobre a Reforma Eleitoral.

Ainda no texto da sugestão das deputadas do PT, elas afirmam que é preciso utilizar uma “linguagem que desfaz a referência de discriminação ou exclusão de mulheres em favor de uma designação que expressa um lugar para todas e todos”.

Segundo informações da Câmara, a medida aguarda o despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.