CNPq nega perda de dados da Plataforma Lattes, mas página continua fora do ar .
CNPq nega perda de dados da Plataforma Lattes, mas página continua fora do ar .| Foto: Divulgação/CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) negou nesta terça (27) que houve perda de dados das Plataformas Lattes e Carlos Chagas. Fora do ar desde sábado, as plataformas são usadas para cadastramento e acompanhamento de pesquisas e produção acadêmica de todo país. Ainda não há previsão de retorno para o serviço.

Um áudio que circula nas redes sociais, supostamente de uma funcionária do CNPq, atribui a indisponibilidade das plataformas à queima de placas de um servidor, que não teriam backup. A gravação ainda dizia que não se sabia a extensão exata da perda de dados e que a folha de pagamentos do CNPq também estaria comprometida. Segundo a mensagem, “todo o sistema do CNPq estaria inoperante”, incluindo e-mail, telefones e programas.

Em nota oficial, o CNPq não disse qual foi a causa da indisponibilidade, mas reiterou que não houve perda de dados. Segundo o texto, existem backups de conteúdo do sistema, que engloba os serviços Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes, além da plataforma Carlos Chagas.

O órgão também informou que o pagamento de bolsas de pesquisa não será afetado e que os prazos relacionados ao fomento do CNPq, incluindo os para Prestação de Contas, estão suspensos e serão prorrogados. Para atender as dúvidas sobre a plataforma, o CNPq disponibilizou uma Central de Atendimento pelo telefone (61) 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br

* Leia a nota divulgada pelo CNPq:

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.

2. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.

3. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.

4. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas,  estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.

5. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.

6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br

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