Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diário Oficial da União

Portaria do MEC suspende novo ensino médio por 60 dias

MEC publica portaria que suspende cronograma de implementação do novo ensino médio por 60 dias (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado )

Ouça este conteúdo

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (5), a portaria que suspende por 60 dias a implementação do novo ensino médio para avaliação e reestruturação do programa. A suspensão foi confirmada em reunião do ministro da Educação, Camilo Santana, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (4).

Com a portaria em vigor, não haverá alteração no dia a dia das escolas que já seguem as diretrizes do novo ensino médio. Ficará suspenso apenas os prazos relacionados aos artigos 4º, 5º, 6º e 7º, que tratam, respectivamente, de: implementação nos estabelecimentos de ensino que ofertam o ensino médio dos novos currículos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos itinerários formativos; cronograma referente aos materiais e recursos didáticos para o Novo Ensino Médio, via Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); alinhamento das matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para a etapa; e atualização da matriz de avaliação do Novo Enem.

A suspensão atende à pressão dos sindicatos de educação e movimentos de estudantes que pedem mudanças na proposta aprovada no Congresso, após apresentação de uma Medida Provisória durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). A revogação completa dependeria de nova avaliação feita por deputados e senadores.

No começo de março, o governo anunciou que iria fazer consulta pública para avaliação e reestruturação do novo ensino médio, por meio de audiências públicas, oficias de trabalho, seminários e pesquisas com estudantes, professores e gestores escolares. A consulta tem 90 dias de duração, com a possibilidade de prorrogação de 30 dias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.