Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Prefeitura de São Paulo não vai poder “comprar” vagas em creches, diz Justiça

Prefeitura de São Paulo não vai poder comprar vagas em creches, diz Justiça. (Foto: Unsplash)

Ouça este conteúdo

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo declarou inconstitucional um artigo do programa “Mais Educação Infantil", da prefeitura de São Paulo. Pelo programa, o município poderia pagar mensalmente instituições privadas de ensino em troca de vagas para crianças de 4 e 5 anos. O programa foi contestado pelo Psol, sob justificativa de que a medida seria uma forma de privatização da educação infantil, que legalmente tem como ente responsável o município.

Para o relator do caso, desembargador Marcio Bartoli, o repasse de recursos públicos para escolas privadas e com fins lucrativos afrontaria a Constituição Federal. Ele reconheceu que a existência de dificuldades para que os governos atendam as demandas educacionais da população, mas explicou que inconstitucionalidade da medida era clara.

“A eventual escassez de instituições educacionais credenciadas para o exercício de atividade a ser prioritariamente exercida pelo ente estatal não autoriza o frontal descumprimento da norma constitucional restritiva", afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.