Deputada Soraya Manato é a relatora da proposta aprovada pela Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência.| Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

Um projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados quer obrigar estabelecimentos que oferecem atividades esportivas e recreativas a crianças e adolescentes a manterem profissionais capacitados para acompanhar pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A proposta foi aprovada nesta semana pela Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Agora, o texto segue para análise das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição, Justiça e Cidadania.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Segundo o texto, quem não cumprir a regra poderá sofrer, sucessivamente, advertência, multa ou suspensão das atividades até a regularização da situação. O projeto ainda prevê que os profissionais dos estabelecimentos comerciais serão capacitados por pessoas da área de saúde, em curso de no mínimo uma hora, para poder atender esse público.

Publicidade

Para a relatora da proposta, deputada Soraya Manato (PSL), a proposta “vai favorecer e estimular a interação social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista com seus pares, além de favorecer a prática de atividades físicas e melhorar a autoestima dessas pessoas”.