Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propõe a inclusão da vacina contra a varíola dos macacos no Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, a vacinação seria obrigatória para todas as pessoas. A proposta aguarda a indicação do relator para a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e, a princípio, tem caráter conclusivo (não precisa de votação em plenário e, caso aprovado nas comissões, seguiria diretamente para o Senado).
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Segundo o projeto, a imunização deve ser feita com a vacina composta pelo Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic (MVA-BN), uma atualização da vacina tradicional contra a varíola para a nova doença, também conhecida como monkeypox. A vacina para a antiga varíola, segundo a Organização Mundial da Saúde, se mostrou eficaz em 85% dos casos de varíola dos macacos.
O autor da proposta, deputado Geninho Zuliani (União-SP), explica que a vacinação contra a antiga varíola foi recomendada até 1980, no Brasil. Entretanto, após a erradicação, foi suspensa a vacinação obrigatória com as substâncias antigas. “Desta forma, considerando a ausência de circulação do vírus desde então, espera-se que 100% da população nascida após 1980 esteja suscetível para a doença”, considerou o deputado.
O Projeto de Lei 1917/22 será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
- Com 813 casos de varíola dos macacos, Brasil tem situação “preocupante”, diz OMS
- Brasil tem 4 laboratórios aptos a detectar a varíola dos macacos, diz ministro da Saúde
- Queiroga negocia compra de vacina contra varíola dos macacos, diz jornal
- OMS declara emergência internacional por surto de varíola dos macacos