Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)| Foto: Andrea Torrente
Ouça este conteúdo

O cientista Ricardo Galvão será o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A nomeação foi realizada nesta terça-feira (17) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em uma cerimônia em Brasília (DF). O pesquisador será responsável pela coordenação da área de financiamento de bolsas de pesquisa para estudantes de graduação e pós-graduação.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram   

Galvão foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de 2016 a 2019. O cientista foi exonerado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após divulgar dados sobre o desmatamento na Amazônia. À época, o governo de Bolsonaro criticou informações do instituto que mostraram aumento do desmatamento em julho de 2019. Bolsonaro e membros do governo afirmaram que os dados estavam errados e a sua divulgação prejudicava a imagem do Brasil e afetava acordos comerciais.

Publicidade

Ricardo Galvão é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Ele foi designado como uma das dez pessoas mais importantes para a ciência pela Revista Nature, em 2019. Em 2021, Galvão recebeu o Prêmio da Liberdade e Responsabilidade Científica da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Leia também: A alegação de Lula de que seu governo foi o que mais preservou a Amazônia é puro mito