Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indícios

STF deve apurar se governo Bolsonaro apresentou dados falsos sobre indígenas, diz TV

Lei Paulo Gustavo STF
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal " STF (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve apurar indícios de que o governo Bolsonaro apresentou informações falsas à Corte sobre a situação dos indígenas Yanomami. A informação foi divulgada pela CNN Brasil. Na semana passada, o Ministério da Saúde decretou emergência em saúde pública na Terra Yanomami, que abriga cerca de 30 mil pessoas, em Roraima.

A Corte deve investigar o tema no âmbito de processos que tramitam desde 2020, sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso. O STF avalia que o descumprimento de decisões proferidas pelos ministros por parte das autoridades federais agravou a situação do povo indígena.

Nesses processos que tramitam na Corte, a União se manifestou afirmando que realizou ações de vigilância alimentar e nutricional, de saúde em geral e de enfrentamento à malária junto ao povo Yanomami. Além disso, o governo teria declarado que realizou “operações de repressão ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami”.

No entanto, as operações, principalmente as mais recentes, não teriam seguido o planejamento determinado pelo STF e ocorreram com deficiências, como a criação de barreiras sanitárias para conter a Covid-19 determinada por Barroso.

Nesta segunda (23), a Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (MPF) afirmou, em nota, que "a grave situação de saúde e segurança alimentar sofrida pelos povos Yanomami resulta da omissão do Estado brasileiro em assegurar a proteção de suas terras".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.