O Twitter afirmou nesta quinta-feira (28) que o crescimento do número de seguidores nos perfis de direita parece ter sido, em grande parte, orgânico. Ou seja, ocorreu sem ação de robôs, os bots. Para a plataforma, as oscilações podem ter sido resultado da criação e desativação de contas na rede social.
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Após as notícias da compra do Twitter por Elon Musk, usuários conservadores ou de direita publicaram mensagens dizendo acreditar que o aumento de suas bases seria devido à suspensão das políticas questionáveis de redução de alcance de publicações – mecanismo denominado “shadowban”.
Por meio de nota, o Twitter afirmou: “Temos analisado as recentes variações na contagem de seguidores de perfis no Twitter globalmente. Ao que tudo indica, essas oscilações parecem ter sido, em grande parte, resultado de um aumento na criação de novas contas e desativação de outras, organicamente. Seguiremos analisando essas alterações e, como parte de nossos esforços contínuos, tomando medidas contra contas que violem nossa política de spam. Manteremos as pessoas informadas a respeito do assunto conforme seguimos observando as movimentações”.