A influenciadora digital Bárbara Destefani, criadora do canal Te Atualizei, informou neste sábado (13) que os seus vídeos foram banidos do Youtube no Brasil. Uma mensagem na plataforma indica que os vídeos do canal estão indisponíveis no país devido a um mandado judicial.
"Incrivelmente após a minha participação na comissão que discutia a CENSURA no Brasil, todos os meus vídeos foram BANIDOS do Brasil. Agora sim é impossível assistir os meus vídeos no Brasil e eu simplesmente NÃO TENHO A QUEM RECORRER! ME JURARAM QUE ISSO ERA UMA DEMOCRACIA!!!!", criticou, em uma postagem no Twitter.
A Gazeta do Povo tenta contato com o Youtube, mas até agora não obteve resposta.
No começo do ano, as redes sociais da influenciadora também foram bloqueadas. Bárbara participou nesta semana de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, cujo tema era a "institucionalização da censura no Brasil". Na ocasião, ela alegou que não tinha acesso aos autos do processo e disse que não foi notificada e nem sabe os motivos para o seu perfil pessoal ter sido retirado do ar.
Na audiência, Bárbara ainda relatou o medo de expor opiniões no Brasil e citou uma série de reportagens que foram censuradas nos últimos anos. "Precisamos nos sentir seguros, e estou bastante insegura de expor qualquer opinião", disse.