• Carregando...
Galão com capacidade de 200 litros tinha aproximadamente 50 litros de óleo no interior, que vazaram na praia após burocracia entre órgãos públicos | Dimas Braga / arquivo pessoal
Galão com capacidade de 200 litros tinha aproximadamente 50 litros de óleo no interior, que vazaram na praia após burocracia entre órgãos públicos| Foto: Dimas Braga / arquivo pessoal
  • Presidente da Associação dos Moradores da Praia de Encantadas informou que prefeitura retirou do local oito sacos de areia contaminada, com capacidade de 20 litros cada um

Um trâmite burocrático entre órgãos públicos possibilitou o vazamento de cerca de 50 litros de óleo na praia de Encantadas, na Ilha do Mel, durante o feriado. O material, que teria aparecido no local há pelo menos 15 dias, estava fechado em um recipiente, mas nem o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nem a prefeitura de Paranaguá, responsável pela limpeza da orla, retiraram o galão do local. No último sábado (19), o vasilhame foi aberto e o produto foi despejado na areia.

O presidente da Associação dos Moradores da Praia de Encantadas, Aguinaldo da Silva dos Santos, disse que nesta terça-feira (22) uma equipe da prefeitura esteve no local e retirou oito sacos de areia, com capacidade de 20 litros cada. O material foi transportado para um local adequado e a área que estava isolada liberada. O dirigente da entidade contou que o galão, com capacidade para 200 litros, tinha cerca de 50 litros de óleo e que praticamente todo o conteúdo vazou.

O professor Dimas Braga, frequentador da ilha, disse que 15 dias atrás ele tinha ido à Ilha do Mel e já tinha visto o galão na praia. "O responsável do IAP que mora na ilha já estava sabendo, a notícia já tinha corrido pela ilha. Eles estiveram no local em que estava o galão e levaram o tambor perto do posto de Corpo de Bombeiros. Mas ninguém retirou de lá e acabaram abrindo o galão e o óleo vazou."

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), via assessoria de imprensa, informou que fez uma vistoria no local na última quinta-feira (17). Como o galão estava lacrado, a postura do instituto foi comunicar a prefeitura, que, conforme o IAP, é responsável por fazer a limpeza da praia. Depois que ocorreu o vazamento, o instituto então forneceu apoio à prefeitura para que a limpeza do local pudesse ser feita. O IAP confirmou que todo o material foi retirado da areia nesta terça-feira (22).

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Paranaguá, mas o órgão disse que não podia levantar informações sobre o assunto, e que o contato deveria ser feito diretamente com a Secretaria do Meio Ambiente. No telefone repassado pela assessoria, ninguém atendeu para comentar o assunto até as 17h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]