A espera para ser atendido tem exigido uma dose extra de paciência aos usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) que utilizam as unidades do Tarumã e do Hauer, em Curitiba. Alguns procedimentos, como a renovação da carteira de habilitação, que antes levavam poucos minutos para serem realizados, podem demorar até duas horas em alguns casos.
Os atrasos deixaram os usuários impacientes. A estudante Graziele Kmiecik, 26 anos, estava há 20 minutos na sede do Hauer e sequer tinha passado pelo primeiro processo para a renovação da carteira de motorista. "Não tenho idéia de que horas vou sair daqui, está muito demorado. Se foi essa espera para o primeiro atendimento, imagine o resto", diz.
Em cada um dos processos, independente do serviço solicitado, é observada a formação de filas. De acordo com uma funcionária que preferiu não se identificar, o problema está na falta de pessoal para o atendimento. "Os terceirizados foram dispensados e ainda não houve reposição. O que antes levava dez minutos para ficar pronto agora demora uma hora ou mais", revela.
O coordenador do Departamento de Recursos Humanos do Detran-PR, Edson Rasera, afirma que há um déficit de funcionários por conta da dispensa de 555 profissionais terceirizados, no início de 2006. "Mas o problema deve estar solucionado até meados de março", declara. Rasera explica que 488 servidores aprovados em concurso público já foram contratados nas 99 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) existentes em todo o estado desde o início do ano passado.
Curitiba deverá ganhar outros 19 funcionários. "Aí resolveremos o problema, principalmente do Hauer, onde estamos fazendo remanejamento para que não haja um prejuízo maior ao usuário", diz. De acordo com a assessoria de imprensa do Detran-PR, o atendimento também atrasa porque cada nova medida adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a emissão de documentos aumenta o número de procedimentos no órgão. Desde a criação do Código Nacional de Trânsito, em 1997, foram mais de 200 resoluções emitidas.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião