Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No cinema

Busca por tratamento foi tema de filme

Sofrimento semelhante ao vivido pelo engenheiro Adolfo Celso Guidi foi mostrado nos cinemas em 1992. Dirigido por George Miller, O Óleo de Lorenzo se baseia na história de Lorenzo Odone e a busca incessante de seus pais, Augusto (Nick Nolte) e Michaela (Susan Sarandon), por um tratamento ­­para a Adrenoleucodistrofia (doen­­­­­ça hereditária que destrói a bainha de mielina, revestimento do neurô­­­­nio responsável pela transmissão de impulsos nervosos). Os pais transferem seu cotidiano para as bibliotecas, onde estudam bioquímica e medicina até desenvolver o Óleo de Lorenzo, azeite capaz de frear a destruição da mielina.

Com o óleo, Lorenzo viveu até 30 de maio de 2008, 22 anos a mais do que o previsto pelos médicos. Em 1982, data do diagnóstico, o garoto tinha 6 anos – e indicação de vida por apenas mais dois. Além de batalhar para desenvolver o "remédio" (não reconhecido pela medicina formal), a família enfrenta os médicos e até mesmo um grupo de pais portadores da enfermidade (conformados com a morte dos filhos, estavam mais preocupados em confortar uns aos outros). Os Odone também encaram o preconceito alheio: o mundo não compreende a insistência, se Lorenzo está fadado à morte.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.