As buscas pelo empresário paranaense Marcos Luszczynski, desaparecido desde 7 de novembro na montanha Mont Blanc - a mais alta da Europa, foram encerradas. A família deveráenviar na semana que vem ao capitão Bonzon, que comanda a equipe de buscas do Pelotão da Polícia de Alta Montanha, em Chamonix, na França, uma radiografia da arcada dentária de Luszczynski.
De acordo com a sócia do alpinista paranaense, Patrícia Santos, o documento vai facilitar um possível reconhecimento do corpo do empresário. O envio da radiografia foi decidido durante uma reunião da família Luszczynski na noite de quarta-feira.
"A reunião foi muito triste. Nós abrimos a mochila do Marcos e encontramos presentinhos que ele ia trazer, roupas e muito material da empresa. Foi muito triste", contou Patrícia, emocionada.
A família já não tem mais esperanças de encontrar o alpinista com vida. "Nós vimos algumas fotos feitas pelo capitão da montanha e percebemos que ele (Bonzon) fez o possível e o impossível para achá-lo, mas infelizmente não conseguiu", disse a sócia. "Acreditamos que aonde ele estiver ele está bem, em paz", completou.
Patrícia e a família aguardam da Justiça da França uma posição sobre o caso do paranaense, se ele será considerado desaparecido ou morto. "Conversando com o capitão, temos 80% de certeza que eles vão enviar um documento atestando a morte do Marcos", disse a sócia do alpinista.
Além deste documento, a família de Luszczynski deve receber um relatório completo com todos os detalhes da investigação realizada pelo capitão Bonzon.
Apesar do encerramento das buscas específicas pelo paranaense, as buscas de rotina realizadas no verão poderão encontrar o corpo de Luszczynski.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora