Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde pública

Butantã pede ajuda para produzir vacina contra dengue

Brasília – O Instituto Butantã pretende produzir em três anos uma vacina contra a dengue. Para isso, apresenta hoje uma proposta ao Ministério da Saúde pedindo recursos para financiar a iniciativa. Em troca do apoio do ministério, o Butantã promete fornecer, inicialmente, cerca de 5 milhões de doses anuais do imunobiológico a partir de 2009. A idéia é produzir a vacina contra os quatro tipos de dengue, que já foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos.

Para a produção da vacina no Brasil, o diretor do Butantã, Otávio Mercadante, diz que o governo federal pode financiar a aquisição de equipamentos, enquanto a Secretaria de Saúde de São Paulo, órgão ao qual o instituto é vinculado, pagaria pela construção de um laboratório, cujo custo é estimado entre R$ 15 mi-lhões e R$ 20 milhões.

"Temos o domínio completo da tecnologia", garante Mercadante. Segundo ele, a parceria com os técnicos norte-americanos incluiu a troca de conhecimento e de profissionais. "Recebemos visitas periódicas. Eles nos dão orientação, mostramos em qual etapa estamos."

Segundo Mercadante, ao oferecer a vacina, o governo terá um instrumento a mais de combate a dengue e não dependerá da erradicação do mosquito transmissor. "Estamos com muita dificuldade de controlar a dengue, via matar mosquito. Por vários motivos como urbanização, questão do lixo, problemas escapam da ação da saúde, acho que a vacina vai ser uma ferramenta."

Testes

A aplicação da vacina, em 2009, dependerá dos testes previstos para o próximo ano, que serão realizados em São Paulo. No período, será definida a melhor forma de utilizar o recurso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.