A resistência do PSB em abdicar de seu melhor ministério, manifestada ontem formalmente a Lula, já era cantada por Ciro Gomes a colegas de Câmara antes do carnaval. "Vamos reagir", avisava o ex-titular da Integração Nacional, enquanto crescia, na bolsa de apostas, o nome de Geddel Vieira Lima para o cargo. Ciro nunca escondeu a contrariedade com a perspectiva de nomeação do deputado peemedebista para um posto em que deixou um substituto de sua inteira confiança, Pedro Britto. Em privado, o ex-ministro lembra que Geddel, além de neolulista, vem de um Estado a Bahia contrário à transposição do São Francisco, carro-chefe da pasta. Já os aliados de Geddel acreditam que Ciro quer manter a Integração sob sua influência como plataforma para 2010.
***
A serviço 1 Na bica para receber a Integração Nacional, o PMDB da Câmara faz uma outra leitura do renovado esforço do PSB para se manter no comando da pasta: seria uma maneira de embolar o jogo, favorecendo os peemedebistas do Senado.
A serviço 2 No entender dos peemedebistas alinhados com o PT na Câmara, adversários do "bloquinho" no qual reina o PSB de Eduardo Campos, não foi à toa que o governador de Pernambuco perguntou a Lula, ontem, se o presidente pretende esperar o resultado da eleição interna do PMDB para anunciar a reforma. A alegada resposta positiva é tudo o que o senador Renan Calheiros queria ouvir.
Básico No encontro com o PSB, Lula foi cristalino ao expor suas dificuldades para dar Cidades a Marta Suplicy, como reivindicam os petistas: "Se eu tirar o PP de lá, onde é que eu vou pôr?". Go home 1 A Coordenação dos Movimentos Sociais, que reúne CUT, UNE e MST, finaliza hoje no Rio seu plano de protestos para 8 de março, dia da visita de George W. Bush a São Paulo. Go home 2 As entidades programam manifestações para a frente dos locais onde o presidente dos EUA estiver. As comemorações do Dia Internacional da Mulher serão usadas para engrossar, em outras regiões do país, os atos contra a presença de Bush.
Bola sete 1.896.000 eleitores estão ameaçados com o cancelamento de seus títulos por não terem votado nem justificado nos três últimos turnos eleitorais do país. Escaparão aqueles que regularizarem a situação dentro do prazo de 60 dias a contar da próxima segunda, 26 de fevereiro. Os nomes dos faltosos serão postados no site do TSE. Passe livre José de Filippi Jr., prefeito de Diadema que foi tesoureiro da campanha de Lula à reeleição, esteve ontem no quarto andar do Palácio do Planalto, no gabinete do ministro Tarso Genro. Enlaçados André Puccinelli chama de "bote certo" seu apoio público a Arlindo Chinaglia (PT-SP) na disputa da Câmara. O deputado petista passou o carnaval no Mato Grosso do Sul, em Bonito, e se declarou "devedor" do governador peemedebista, que agora luta por mudanças no PAC a fim de atender seu estado. Pires na mão 1 Yeda Crusius enviará a Brasília na próxima quarta seus titulares da Fazenda e do Planejamento. Eles distribuirão à bancada gaúcha uma lista com projetos prioritários do estado que podem receber verba federal. Pires na mão 2 A governadora tucana, que enfrenta uma crise financeira, já é alvo dos prefeitos do interior do Rio Grande do Sul, que ainda não receberam os repasses destinados ao transporte escolar para o ano letivo.
TIROTEIO
* Do cientista político Rubens Figueiredo, sobre a alegada disposição de Lula para anunciar o ministério de seu segundo mandato apenas depois da eleição interna do PMDB:
É a aliança São Tomé. Como um desconfia do outro, ambos só acreditam vendo.