As presas estão a cada dia mais se amontonando nas celas da 13.ª Subdivisão Policial (SBP) de Ponta Grossa, no Campos Gerais do estado. Vinte e oito mulheres estão num espaço destinado para oito. A presa Graciele de Paula Rosa, 24 anos, reclama da sujeira que atrai baratas e formigas, da falta de ventilação, da umidade, dos banhos frios e sente saudades de contato, nem que mínimo, com o sol. Por isso, ela e outras três detentas estão comemorando a transferência para a penitenciária feminina.
Por considerar subumanas as condições da carceragem da 13.ª SBP, o juiz da Vara de Execuções Penais, Antônio Acir Hrycyna, determinou que o local seja reservado apenas para as mulheres. As duas celas que abrigam presos do sexo masculino devem ser desocupadas o mais breve possível.
Foram as próprias detentas, segundo a Gazeta do Povo desta quarta-feira, que relataram a situação em que vivem ao juiz. Na carta enviada à Vara de Execuções Penais, elas falavam que viviam como animais. Para a penitenciária feminina só poderão ser transferidas as quatro detentas que já foram condenadas. Lá, além de direito a banho de sol e condições mínimas de higiene, as detentas terão a chance da remissão de pena a cada três dias de trabalho, um dia a menos na prisão.
Impasse
A determinação do juiz para que a carceragem seja reservada apenas para as mulheres gerou um novo impasse para o delegado-chefe Noel Muchinski, da 13.ª SBP. O minipresídio Hildebrando de Souza, para onde os homens condenados são mandados em Ponta Grossa, também está superlotado. Cerca de 250 presos ocupam o espaço que deveria abrigar apenas 116.
Além disso, pelo menos quatro detentos que estão hoje na delegacia são jurados de morte e não podem ser encaminhados para o presídio. Haveria inclusive risco de rebelião. Por isso, delegado e juiz negociam vagas em delegacias da região. Ainda esta semana, deve haver permuta de presos, com detentos que não têm problemas de relacionamento podendo ser transferidos para Ponta Grossa.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião