PM apreende cavalo agredido
Um cavalo que puxava uma carroça e estava sendo agredido pelo seu condutor foi apreendido pela Polícia Militar (PM) na tarde desta quarta-feira (23) no bairro Cabral, em Curitiba. Segundo informações da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac), a polícia conseguiu realizar a apreensão porque foi acionada por populares que presenciaram os maus tratos.
A Spac informou que o agressor foi pego em flagrante e conduzido à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Ele teve de assinar um termo circunstanciado por crime ambiental.
O cavalo, de aproximadamente 13 anos, encontrava-se com problemas de respiração, desidratado e desnutrido, com escoriações pelo corpo e sangramento nas patas. Ele foi levado à chácara da sociedade, que é fiel depositária do animal.
- Câmara acelera tramitação de projeto contra maus-tratos a cães
- Polícia identifica 20 ativistas que participaram da invasão do Instituto Royal
- Vigilância Sanitária proíbe família de alimentar cães de rua
- Instituto Royal diz que vai retomar atividades
- Ministro critica ativistas que levaram beagles de instituto em SP
- Canil clandestino com 40 cães é fechado no Cajuru
- Polícia espera concluir em um mês inquérito sobre cães
- Projeto quer proibir animal em pesquisa para cosméticos
- Câmara terá comissão externa para acompanhar caso dos beagles em SP
- Instituto Royal doará os 178 cães da raça beagle
Os cachorros apreendidos em um canil irregular no bairro Cajuru, na quarta-feira (23), já foram encaminhados para adoção, segundo informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac). Os cães cerca de 30, das raças Poodle, Pinscher, Lhasa Apso e Yorkshire foram encontrados em condições de maus-tratos em gaiolas de madeira, colocadas em uma garagem. A informação inicial era de que 40 animais estavam no canil.
De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da SMMA, Alexander Biondo, ainda que seja necessária uma resposta da Justiça sobre o caso com base no inquérito criado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que coordenou a apreensão , os cães já podem ser adotados com base na lei municipal (13.908/2011), que garante a remoção dos bichos e o encaminhamento deles para adoção em casos de constatação de falta de condição mínima para criação.
Todos os cães apreendidos já foram microchipados. A Spac informou ainda que eles serão castrados pela Prefeitura Municipal de Curitiba obrigatoriamente assim que estiverem em condições de saúde para receberem o procedimento.
Para adotar um dos animais, é preciso entrar em contato com o grupo de proteção animal Salva Bicho, que auxiliou na ação de resgate dos animais e está responsável voluntariamente pelos lares provisórios. O contato pode ser feito por meio do telefone (41) 9156-3109 ou pela página do grupo no Facebook.
Relembre o caso
Os cães que foram apreendidos em um canil clandestino no bairro Cajuru, em Curitiba. A apreensão foi realizada conjuntamente pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente que recebeu uma ligação denunciando o fato , Sociedade Protetora dos Animais, ONG Salva Bicho e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Os proprietários do local foram multados em R$ 50 mil e tiveram que assinar um termo circunstanciado. Eles podem responder pelo caso civil e criminalmente.
Canil irregular no Boa Vista
Em um mês, dois canis foram "desmontados" em Curitiba. No dia 23 de setembro, A Secretaria Municipal do Meio Ambiente descobriu um canil irregular no bairro Boa Vista, na capital. No local, foram encontrados 119 animais de onze raças, sendo 58 filhotes. Segundo o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da secretaria, as condições no local estavam precárias, o que prejudicava a saúde dos animais.
Uma decisão da Justiça despachada no último dia 18 determinou que os cães de grande porte encontrados no canil deverão ser encaminhados à Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac), e que os de pequeno porte ficarão sob responsabilidade de um canil em São José dos Pinhais, indicado pela própria proprietária do local multado pela Prefeitura.
Nenhum desses bichos foi ainda disponibilizado para adoção.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora