Filhotes de cães e gatos de um pet shop Central do Filhote, que fica dentro do hipermercado Extra, na região de Santa Rosália, em Sorocaba (a 99 km de São Paulo), foram recolhidos pela Polícia Militar Ambiental, na manhã de hoje, após denúncias de maus-tratos.
O estabelecimento estava fechado e passava por uma ordem de despejo por conta de aluguéis atrasados, quando um veterinário passou pelo local e denunciou um possível caso de maus-tratos, contou Ilka Micheletti, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A comissão então acionou a ONG Adote Sorocaba, que chamou a PM para averiguar a situação. Segundo a PM, foram encontrados no local 40 animais, entre cães, gatos, coelhos, aves e roedores. Todos foram encaminhados para avaliação de um veterinário. Eles permaneciam em um clínica, passando por exames, na tarde de hoje.
"Não tem janela no local e o ar-condicionado e os ventiladores estavam desligados. Encontramos barata em potes de rações e dentro das jaulas. Eles [os animais] não aparentam ter maus-tratos físicos, mas parecem sofrer de desidratação e diarreia", afirmou João Rodrigues Filho, da ONG Adote Sorocaba.Segundo a PM, se for constatado maus-tratos contra os animais, o proprietário será multado.
A reportagem tentou contato com o pet shop por telefone, na tarde de hoje, mas ninguém atendeu às ligações.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora