2,2 milhões para o combate à dengue

O governo do estado anunciou, nesta quarta-feira (4), repasse de R$2,2 milhões a 35 municípios com altos índices de casos de dengue. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão de comunicação do Executivo, a iniciativa visa enfraquecer a epidemia. "A situação é crítica, mas pode ser revertida."

Paz ressaltou, também, que o trabalho contra a dengue deve ser feito o ano inteiro, tanto pelo estado quanto pela população. "Continuamos alertando a população sobre a importância de acabar com os criadouros como, por exemplo, pneus, latas, garrafas e demais objetos que acumulam água."

CARREGANDO :)

Caiu de 39 para 28 o número de municípios paranaenses com epidemia de dengue. As cidades que saíram da lista são: Alvorada do Sul, Marilena, Nova Londrina, Cidade Gaúcha, Indianópolis, Nossa Senhora das Graças, Marialva, Astorga, Moreira Sales, Paranacity, e Paiçandu. Os dados fazem parte boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (3) pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA).

Nessas regiões que deixaram a situação de epidemia, a quantidade de casos, que antes era de mais de 300 por 100 mil habitantes, caiu para abaixo de 300. Uma queda mais acentuada deve ser vista nas próximas semanas, segundo o órgão.

Publicidade

Ainda de acordo com a SESA, o resultado positivo se deve ao controle desenvolvido pelos municípios, a atuação dos técnicos no combate ao mosquito e aos testes rápidos para a identificação da doença, além de recursos financeiros disponibilizados.

O documento também mostra que não houve novas mortes nas últimas duas semanas. O número de óbitos (5), registrado entre agosto de 2013 e maio deste ano, portanto, continua o mesmo.

Aumento de casos

Apesar da queda no número de municípios com epidemia de dengue, a quantidade de casos confirmados aumentou em 33% entre maio e junho deste ano, passando de 10.030 mil para 12.952 mil.