Atualizado em 25/04/2006 às 17h30
Três homens foram presos na madrugada desta terça-feira (25), em Curitiba, suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos. A Polícia Militar apreendeu com o grupo sete armas e R$ 5.540 em dinheiro.
Por volta de 4h30, Guilherme Cirillo, 24 anos, rendeu dois vigilantes do prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e arrombou o caixa eletrônico do Banco do Brasil. Minutos depois, ele foi preso por uma equipe da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE).
Em seguida, os policiais foram até uma oficina no bairro Jardim Versópolis, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Lá, prenderam Antônio Ribeiro Leal, 34 anos, e outro rapaz, identificado apenas como Fernando e suspeito de integrar a quadrilha. Além do dinheiro e das armas, polícia apreendeu dois aparelhos de rádio para comunicação, duas furadeiras para abertura dos caixas eletrônicos, várias brocas de diversos diâmetros, três celulares e três carros.
Leal, Cirilo e Fernando foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba. De acordo com o primeiro tenente da Rone, Luis Fernando da Silva, o trio irá responder, a princípio, pelos crimes de furto qualificado, formação de quadrilha e porte de armas.
Os caixas eletrônicos em prédios públicos têm sido alvo dos ladrões. Só neste mês, além dos localizados dentro da UFPR, outros dois, na Secretaria Estadual da Educação e na Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, também sofreram tentativas de roubos. Caixa Econômica Federal
De acordo com reportagem do Bom Dia Paraná, no mesmo horário que o caixa do Banco do Brasil foi arrombado, na Reitoria, o alarme disparou numa agência da Caixa Econômica Federal da capital.
Segundo informações do tenente Luiz Fernando da Silva, a agência, na Rua Matheus Leme, foi arrombada, "mas os ladrões não chegaram a mexer no cofre, levaram os computadores do banco", disse. Essa mesma agência já foi assaltada em fevereiro deste ano. É possível que as duas ações - na Reitoria e na CEF - tenham sido articuladas pela mesma quadrilha, mas não está descartada a hipótese de dois grupos estarem agindo em conjunto.
Londrina
A cidade de Londrina, no Norte do estado, está enfrentando uma onda de assaltos aos caixas eletrônicos dos bancos. No último sábado foi roubado o quarto caixa eletrônico em uma semana. A polícia ainda não tem pistas da quadrilha.