Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
corrida a agências

Caixa mudou regra de pagamento do Bolsa Família na véspera de boatos

A Caixa Econômica Federal confirmou neste sábado que liberou o pagamento antecipado dos benefícios de maio do Bolsa Família, no último dia 17, uma sexta-feira, véspera dos boatos que levaram cerca de 900 mil pessoas a sacar dinheiro do programa durante o último fim de semana. A liberação foi feita sem aviso prévio, conforme revelou o jornal "Folha de S.Paulo". Em nota, a Caixa informou que a liberação ocorreu devido a procedimento para melhorar o Cadastro de Informações Sociais do banco.

Os repasses do Bolsa Família são feitos mensalmente com base num calendário em que os beneficiários só podem sacar o dinheiro a partir de uma data específica, ao longo de dez dias do mês. Assim, por essa regra, apenas beneficiários com número de cartão terminado em 1 poderiam sacar o dinheiro nó último dia 17. Ocorre que a liberação feita pela Caixa tornou possível que qualquer beneficiário, independentemente do número final do cartão, pudesse retirar o benefício no dia 17.

De acordo com a Caixa, o movimento atípico de saques relacionados a boatos de que o Bolsa Família iria acabar só começaram por volta das 13h de sábado. A nota diz que na sexta-feira, dia 17, o volume de saques foi inferior ao registrado no primeiro dia de pagamentos do mês anterior. Em abril, o primeiro dia de pagamentos teve um total de 852.602 saques, ante 649.019 registrados no primeiro dia de pagamento em maio.

"Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e na manhã do sábado (18). A Caixa ressalta que somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verifica o início da anormalidade de saques em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família", diz a nota.

A Caixa destaca também que, diante do fluxo anormal de beneficiários às agências do banco durante o fim de semana, decidiu manter a liberação de saques no sábado e domingo, independentemente do número final do cartão dos beneficiários.

O banco diz ainda que "a antecipação de saques fora da data prevista pode ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas".

A nota termina com a Caixa informando que aguarda o término da investigação da Polícia Federal sobre a origem dos boatos: "A Caixa é responsável pela gestão do Bolsa Família há dez anos. O Programa atinge 13,8 milhões de famílias brasileiras. O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos. Desta forma, a Caixa prestará todas as informações necessárias às autoridades policiais para colaborar com a apuração", diz o texto.

Segue a íntegra da nota: "NOTA DA CAIXA

A Caixa Econômica Federal esclarece que vem realizando, desde março, diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, conforme já divulgado. Em consequência desse procedimento, na sexta-feira (17), primeiro dia do calendário de pagamentos de benefícios do Bolsa Família do mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual. A CAIXA informa que a antecipação de saques fora da data prevista pode ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas.

O banco informa que na sexta-feira (17) o volume de saques foi inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649.018 saques. Em abril de 2013, foram realizados 852.602 saques no primeiro dia do calendário. Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e na manhã do sábado (18).

A CAIXA ressalta que somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verifica o início da anormalidade de saques em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família. Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos, independente da data prevista, durante o final de semana.

A CAIXA é responsável pela gestão do Bolsa Família há dez anos. O Programa atinge 13,8 milhões de famílias brasileiras. O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos. Desta forma, a CAIXA prestará todas as informações necessárias às autoridades policiais para colaborar com a apuração."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.